Sobre a Fogás

Desde 1956 oferecendo Conforto, Segurança e Qualidade

O Início

O pioneirismo e a inovação sempre marcaram a história da Fogás. Seus fundadores, os irmãos Samuel, Israel e Saul Benchimol, identificaram uma oportunidade de negócios no segmento de distribuição de Gás LP e fundaram a Fogás dia 20 de agosto de 1956, em Manaus, sendo uma das primeiras empresas a distribuir gás de cozinha no Brasil. De lá pra cá, a empresa tem investido fortemente em tecnologia, gestão e inovação, transformando-se em uma geradora de novos negócios através de seus revendedores.

 

A visão empreendedora dos fundadores permitiu que a empresa sempre estivesse em busca de inovação e expansão sustentável de seus negócios. Dia 04 de setembro de 1970, a Fogás  abriu a primeira filial em Porto Velho/RO. Em 13 de setembro de 1977 inaugurou a segunda filial Fogás em Rio Branco/AC. A terceira foi inaugurada em Boa Vista/RR, no dia 23 de junho de 1995. E a quarta foi em Santarém/PA, dia 14 de junho de 2002. Em 11 de março de 2018 foi inaugurada a base de distribuição em Macapá. Hoje, a Fogás atua em todos estes Estados, com tecnologia de ponta e pessoas qualificadas para ter produtos de alta qualidade em toda a região Norte. Em breve, a empresa vai expandir mais uma vez e atuar no Estado do Mato Grosso.

 

Os principais produtos são os botijões de 2kg, 5kg, 8kg, 13kg, 20kg e 45Kg, além do abastecimento a granel em centrais de gás em tanques de 125Kg até 20.000Kg.

GLP a Granel

A Fogás também foi pioneira na modalidade de distribuição de gás a granel, realizando seu primeiro abastecimento em 13 de fevereiro de 1996, sendo a segunda empresa do Brasil a adotar esse tipo de fornecimento de Gás LP, numa clara demonstração de que novas tecnologias e inovações faziam parte da espinha dorsal da empresa. O sistema de abastecimento a granel atende novos nichos de consumo em larga escala, nos segmentos de serviços, comercial, industrial e no próprio segmento residencial, de forma muito mais prática e segura.

Mais Opções Para o Consumidor

O lançamento da botija de 8 Kg em 2002, fez com que a Fogás fosse a primeira empresa de GLP do Brasil a oferecer aos seus Clientes uma nova opção para o consumo doméstico de GLP. A exclusividade conquistada pela empresa, ao lançar este novo diferencial, a colocou como uma empresa de vanguarda, que se antecipa aos anseios de seus clientes, criando soluções competitivas e estratégicas para atendê-los.

 

Em abril de 2004, a empresa inovou mais uma vez e lançou a botija de 5 Kg, que veio com melhorias nos aspectos de segurança, logística, formato da botija e foco no consumo doméstico.

 
Em Agosto de 2019, a Fogás inova mais uma vez e lança nos Estados de Rondônia e Acre uma nova botija com capacidade para 10 quilos de gás. Atualmente, 10 quilos é a quantidade ideal de consumo das famílias brasileiras. Agora, clientes Fogás dessas localidades tem mais opções de escolha na hora de comprar a sua botija de gás.
 
 

Logística

A logística do abastecimento de Gás LP envasado para toda a Região Norte, por meio das hidrovias, merece destaque. A Fogás investe na agilidade dos serviços de distribuição. As distâncias vêm sendo reduzidas, e a chegada do Gás LP aos locais de cobertura da Fogás se tornam mais rápidas.

 

Atualmente utilizamos o modal roll on roll of, que tem como principal ideia, a utilização de carretas com capacidade para 1.260 botijões de 13kg. Fomos pioneiros nesse modelo de logística de gás.

 

O sistema consiste no carregamento das carretas, em balsas dos próprios revendedores. O resultado é a redução do tempo de atendimento, o que torna o processo mais enxuto e econômico. 

 

O ganho maior é que o cliente tem um tempo de espera mais curto, o que agrega a satisfação no cumprimento do prazo de entrega. A demanda reprimida nas calhas atendidas também é eliminada com rapidez.

 

Foi inaugurado em Manaus, um Centro de Distribuição (CD) no bairro Japiim. O objetivo é que os revendedores tenham outra opção de logística, facilitando o processo de reabastecimento, através da retirada do produto diretamente no local. O CD está disponível para atender as proximidades do bairro, porém, revendedores de toda a Manaus podem optar pela retirada no novo local. 

 
 

Tecnologia e Gestão

A tecnologia sempre esteve presente nos investimentos da Companhia. As inovações tecnológicas vão desde os modernos plants de envasamento de Gás LP, às ações de Comunicação e Marketing. A empresa entende que, investindo nos seus processos, nas pessoas e na rede de Revendedores Autorizados Fogás, terá melhores resultados.

 

A Fogás tem se modernizado a cada dia, cujos investimentos facilitam a comunicação entre a empresa, seus revendedores e clientes. Por meio de aplicativos, site interativo e outras aplicações automatizadas, muitas das operações entre a rede de revendas, a Fogás e o consumidor são realizadas de forma mais transparente, rápida e com mais produtividade e eficiência para todos.

 
 

Certificações de Segurança e Qualidade

Outro marco importante da Fogás foi a conquista da certificação na Qualidade. A Fogás foi a primeira empresa do Brasil, no seu segmento, a ser certificada no Sistema da Qualidade - ISO 9002/94, em 1998. Mais tarde, em 2008, a Fogás foi certificada no Sistema de Gestão Integrado, que corresponde a ISO 9001, na área de qualidade, ISO 14001, em meio ambiente e OHSAS 18001, na área de saúde e segurança do trabalho. Essa certificação no SGI permite que toda a cadeia de revendedores e clientes seja beneficiada.

Política e Objetivos

Somos uma empresa amazônica de distribuição e transporte de gás liquefeito de petróleo - GLP, requalificação de vasilhames e prestação de serviços de instalação industrial que busca a melhoria contínua no atendimento das necessidades dos nossos clientes e demais partes interessadas, antes, durante e após o processo de vendas. Estamos comprometidos com a prevenção e redução dos impactos ambientais adversos e com o atendimento à legislação aplicável ao meio ambiente, saúde, segurança do trabalho e qualidade, através do sistema de gestão integrada. Com os objetivos de:

  • Estabelecer com nossos clientes vínculos de fidelização e confiança através da boa prestação de serviços e do estabelecimento de canais de comunicação e diálogo;
  • Obter de nossos colaboradores o comportamento adequado à boa prestação de serviços através do sistema de comunicação e dos programas de seleção, treinamento e desenvolvimento;
  • Minimizar as situações de risco com o objetivo de eliminar o número de acidentes com colaboradores e clientes;
  • Reduzir os impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa;

Galeria de fotos

Código de ética

Manual de conduta dos colaboradores, revendedores e fornecedores.