Sobre a Fogás

Desde 1956 oferecendo Conforto, Segurança e Qualidade

O Início

O pioneirismo e a inovação sempre marcaram a história da Fogás. Seus fundadores, os irmãos Samuel, Israel e Saul Benchimol, identificaram uma oportunidade de negócios no segmento de distribuição de Gás LP e fundaram a Fogás dia 20 de agosto de 1956, em Manaus, sendo uma das primeiras empresas a distribuir gás de cozinha no Brasil. De lá pra cá, a empresa tem investido fortemente em tecnologia, gestão e inovação, transformando-se em uma geradora de novos negócios através de seus revendedores.

 

A visão empreendedora dos fundadores permitiu que a empresa sempre estivesse em busca de inovação e expansão sustentável de seus negócios. Dia 04 de setembro de 1970, a Fogás  abriu a primeira filial em Porto Velho/RO. Em 13 de setembro de 1977 inaugurou a segunda filial Fogás em Rio Branco/AC. A terceira foi inaugurada em Boa Vista/RR, no dia 23 de junho de 1995. E a quarta foi em Santarém/PA, dia 14 de junho de 2002. Em 11 de março de 2018 foi inaugurada a base de distribuição em Macapá. Hoje, a Fogás atua em todos estes Estados, com tecnologia de ponta e pessoas qualificadas para ter produtos de alta qualidade em toda a região Norte. Em 2019, a empresa expandiu sua atuação para o Estado do Mato Grosso.

 

A partir de 1º de Agosto de 2021, dentro do acordo de privatização da Liquigás, a planta de envasamento de GLP da Copagaz, em São José dos Campos foi transferida para a Fogás. A partir de então, a área de atuação da Fogás passou a abranger o Vale do Paraíba, em São Paulo, Sul Fluminense no Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais - regiões atendidas por essa unidade de São José dos Campos. Também foi transferida para a Fogás, a planta de envasamento de GLP da Liquigás, em Cuiabá. Com isto, a Fogás passará a atuar em todo o Estado do Mato Grosso. 

A Fogás atua em todos estes Estados, com tecnologia de ponta e pessoas qualificadas para ter produtos de alta qualidade. 

Os principais produtos são os botijões de 2kg, 5kg, 8kg, 10kg, 13kg, 20kg e 45Kg, além do abastecimento a granel em centrais de gás em tanques de 125Kg até 20.000Kg.

 

Atuação Fogás

Manaus/Amazonas: Base de Envasamento Saul Benchimol, fundada em 20 de Agosto de 1956 pelos irmãos Samuel, Israel e Saul Benchimol.

 

Porto Velho/Rondônia: Base de Envasamento Samuel Benchimol, inaugurada em 04 de Setembro de 1970.

 

Rio Branco/Acre: Base de Envasamento Benjamim Benchimol, inaugurada no dia 13 de Setembro de 1977. Ela recebia as botijas por carretas da unidade de Porto Velho. No dia 21 de Novembro de 2011, esta base foi reinaugurada pois passava agora a fazer o envasamento das suas botijas.

 

Boa Vista/Roraima: Base de Envasamento Israel Benchimol, inaugurada no dia 27 de Junho de 1995. Os botijões também eram transportados via carretas a partir de Manaus até que, em 29 de Janeiro de 2016, a base foi reinaugurada e passou a operar como terminal de envasamento. 

 

Santarém/Pará: Base de Envasamento, inaugurada no dia 14 de Junho de 2002 nas margens do Rio Tapajós.

 

Macapá/Amapá: Em 11 de Março de 2018 foi inaugurada a base de distribuição do Amapá, na cidade de Macapá. As botijas são transportadas por carretas a partir da base de Santarém, no Pará.

 

Cuiabá/Mato Grosso: No dia 30 de Maio de 2019, a empresa inaugurou a primeira base de distribuição fora da Região Norte, em Mato Grosso. Os botijões são envasados em  Porto Velho e se deslocam via carretas até esta base. 

 

Nova base em Mato Grosso: Em 2021 a Fogás fez a aquisição da base da Liquigás em Cuiabá.

 

São José dos Campos/ São Paulo: Em 2021 a Fogás fez a aquisição da base da Copagaz em São José dos Campos. A base vai atender revendedores do Sul de São Paulo, Sul do Rio de Janeiro e Sul de Minas Gerais.

GLP a Granel

A Fogás também foi pioneira na modalidade de distribuição de gás a granel, realizando seu primeiro abastecimento em 13 de fevereiro de 1996, sendo a segunda empresa do Brasil a adotar esse tipo de fornecimento de Gás LP, numa clara demonstração de que novas tecnologias e inovações faziam parte da espinha dorsal da empresa. O sistema de abastecimento a granel atende novos nichos de consumo em larga escala, nos segmentos de serviços, comercial, industrial e no próprio segmento residencial, de forma muito mais prática e segura.

Mais Opções Para o Consumidor

O lançamento da botija de 8 Kg em 2002, fez com que a Fogás fosse a primeira empresa de GLP do Brasil a oferecer aos seus Clientes uma nova opção para o consumo doméstico de GLP. A exclusividade conquistada pela empresa, ao lançar este novo diferencial, a colocou como uma empresa de vanguarda, que se antecipa aos anseios de seus clientes, criando soluções competitivas e estratégicas para atendê-los.

Em abril de 2004, a empresa inovou mais uma vez e lançou a botija de 5 Kg, que veio com melhorias nos aspectos de segurança, logística, formato da botija e foco no consumo doméstico.

 
Em Agosto de 2019, a Fogás inova mais uma vez e lançou uma nova botija com capacidade para 10 quilos de gás. Atualmente, 10 quilos é a quantidade ideal de consumo das famílias brasileiras. Agora, clientes Fogás  tem mais opções de escolha na hora de comprar a sua botija de gás.

Logística

A logística do abastecimento de Gás LP envasado para toda a Região Norte, por meio das hidrovias, merece destaque. A Fogás investe na agilidade dos serviços de distribuição. As distâncias vêm sendo reduzidas, e a chegada do Gás LP aos locais de cobertura da Fogás se tornam mais rápidas.

 

Atualmente utilizamos o modal roll on roll of, que tem como principal ideia, a utilização de carretas com capacidade para 1.260 botijões de 13kg. Fomos pioneiros nesse modelo de logística de gás.

 

O sistema consiste no carregamento das carretas, em balsas dos próprios revendedores. O resultado é a redução do tempo de atendimento, o que torna o processo mais enxuto e econômico. 

 

O ganho maior é que o cliente tem um tempo de espera mais curto, o que agrega a satisfação no cumprimento do prazo de entrega. A demanda reprimida nas calhas atendidas também é eliminada com rapidez.

 

Um novo marco no segmento de GLP - Inauguramos a maior balsa de transporte de GLP do Brasil. A Fogás LXX tem capacidade de transportar em média 1.200 toneladas de gás. A embarcação garante o suprimento rápido e contínuo para os Estados de Rondônia e Acre. A Fogás LXX recebeu o prêmio GLP de Inovação e Tecnologia 2019 pela fabricação dos vasos que são os maiores já construídos em território brasileiro, projeto, eficiência logística e pegada de carbono.

 

Centros de Distribuição da Fogás estão sendo inaugurados para proporcionar mais rapidez e comodidade nos reabastecimentos das revendas. Após a inauguração do CD Japiim, localizado na zona sul de Manaus, outro CD foi projetado e está operando na zona norte, no bairro Nova Cidade e também no bairro Praça 14, temos o CD Praça 14. O objetivo dos Centros de Distribuições é que os revendedores tenham outra opção de logística, facilitando o processo de reabastecimento, através da retirada do produto no local. Os CD estão disponíveis também para atender os clientes finais dos bairros próximos. Em Várzea Grande/MT também já foi implantado um Centro de Distribuição para atender os revendedores da cidade e municípios vizinhos.

 

Tecnologia e Gestão

A tecnologia sempre esteve presente nos investimentos da Companhia. As inovações tecnológicas vão desde os modernos plants de envasamento de Gás LP, às ações de Comunicação e Marketing. A empresa entende que, investindo nos seus processos, nas pessoas e na rede de Revendedores Autorizados Fogás, terá melhores resultados.

A Fogás tem se modernizado a cada dia, cujos investimentos facilitam a comunicação entre a empresa, seus revendedores e clientes. Por meio de aplicativos, site interativo e outras aplicações automatizadas, muitas das operações entre a rede de revendas, a Fogás e o consumidor são realizadas de forma mais transparente, rápida e com mais produtividade e eficiência para todos.

Certificações de Segurança e Qualidade

Outro marco importante da Fogás foi a conquista da certificação na Qualidade. A Fogás foi a primeira empresa do Brasil, no seu segmento, a ser certificada no Sistema da Qualidade - ISO 9002/94, em 1998. Mais tarde, em 2008, a Fogás foi certificada no Sistema de Gestão Integrado, que corresponde a ISO 9001, na área de qualidade, ISO 14001, em meio ambiente e OHSAS 18001, na área de saúde e segurança do trabalho. Essa certificação no SGI permite que toda a cadeia de revendedores e clientes seja beneficiada.

Política e Objetivos

Somos uma empresa amazônica de distribuição e transporte de gás liquefeito de petróleo - GLP, requalificação de vasilhames e prestação de serviços de instalação industrial que busca a melhoria contínua no atendimento das necessidades dos nossos clientes e demais partes interessadas, antes, durante e após o processo de vendas. Estamos comprometidos com a prevenção e redução dos impactos ambientais adversos e com o atendimento à legislação aplicável ao meio ambiente, saúde, segurança do trabalho e qualidade, através do sistema de gestão integrada.

 

Objetivos:

  • Estabelecer com nossos clientes vínculos de fidelização e confiança através da boa prestação de serviços e do estabelecimento de canais de comunicação e diálogo;
  • Obter de nossos colaboradores o comportamento adequado à boa prestação de serviços através do sistema de comunicação e dos programas de seleção, treinamento e desenvolvimento;
  • Minimizar as situações de risco com o objetivo de eliminar o número de acidentes com colaboradores e clientes;
  • Reduzir os impactos ambientais gerados pelas atividades da empresa;

Galeria de fotos

Código de ética

Manual de conduta dos colaboradores, revendedores e fornecedores.